Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Canja de Galinha para Gripe


O que a sabedoria popular já recomendava há tempos foi confirmado pelos cientistas. Recentemente, a revista Chest - uma das mais respeitadas na área de doenças do aparelho respiratório - publicou o resultado de uma pesquisa comprovando que canja de galinha realmente ajuda a combater gripes e resfriados. Segundo a nutricionista Andrea Squivel, o segredo estaria na cisteína, um aminoácido liberado quando a carne de galinha é cozida. "A substância ajuda a fluidificar o líquido pulmonar, tornando-o menos espesso e facilitando a expectoração", afirma ela.

De acordo com a nutricionista, a canja de galinha ainda é rica em proteínas bem hidratadas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. "O alimento ajuda a repor a água que o organismo precisa para lavar o pulmão e combater a gripe", conta Andrea. "Recomendo usar a galinha sem pele no preparo do prato, que também é ótimo para períodos de transição de uma dieta para outra", acrescenta ela.

Andrea explica que o ciclo do vírus da gripe dura sete dias. Caso não haja uma infecção oportunista, o próprio organismo se encarrega da cura, produzindo os anticorpos necessários. "Como a infecção costuma ser provocada por uma bactéria, é preciso ir ao médico e recorrer a antibióticos", diz ela.


  • 3 xicaras de arroz
  • pimenta
  • tomates
  • 1 galinha
  • cebola
  • alho
  • salsa
  • sal

MODO DE PREPARO:
  • Limpar a galinha, cortar em pedaços. Secar bem cada pedaço com um guardanapo. Colocar bastante azeite numa panela e vá fritando os pedaços de galinha, muito bem fritos. Não colocar muitos pedaços, juntos, pois dificulta a fritura. Revirar a maior parte do azeite da panela, deixando apenas o necessário para a canja, Juntar o alho moído, a cebola ralada, a salsa picadinha, o sal e os tomates sem pele. Colocar nesse molho, os pedaços de galinha, deixar quase secarem os tomates e acrescentar a água necessária para a canja. Quando a galinha estiver cozida, retirar os pedaços, separe a carne dos ossos e levar de novo a carne ao caldo. Despejar nele o arroz e deixar amolecer bem e engrossar o caldo. Servir a canja quando o caldo estiver bem engrossado.


Nenhum comentário: