Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Inverno chegou

No Inverno se intensifica o processo de introspecção pessoal iniciado no Outono. As pessoas se recolhem, voltam-se mais para si mesmas, procuram no interior do lar atividades que combinam com este período de concentração existencial, como arrumar armários, consertar o que está à espera de reparos, costurar o que necessita ser restaurado, separar o que não é mais imprescindível e pode, assim, ser doado.
As pessoas ficam mais solidárias neste período, pois raros são os que não se preocupam com a sorte dos que não têm um agasalho, um prato de sopa ou um lugar para se refugiar do frio enérgico. Além disso, quem não gosta de renovar seu guarda-roupa nessa estação?

Inverno
As baixas temperaturas, principalmente nos climas temperados, típicos da Europa, o céu cinzento, a neve ou as geadas, onde elas costumam visitar as pessoas neste período, convidam a uma intensa reflexão existencial, podendo até mesmo causar uma certa tristeza em seres mais sensíveis ou depressivos.
O Inverno principia no Hemisfério Norte mais ou menos no dia 21 de dezembro, quando ocorre o tradicional Solstício de Inverno – instante em que o Sol, ao longo da sua aparente trajetória no plano celeste, toca o ponto de maior inclinação na latitude, determinada a partir da linha equatorial; neste momento a noite se torna a mais prolongada do ano. O chamado Inverno Boreal se encerra no dia 21 de março, no equinócio primaveril.
No Hemisfério Sul, o Inverno começa em 21 de junho, no solstício, e tem fim no dia 23 de setembro, no equinócio. Aqui ele é conhecido como Inverno Austral. No caminho percorrido pela Terra, movimento translatório, certos pontos do Planetase aproximam muito do Sol, e nestes locais é Verão. Nas regiões mais distantes destes raios, instala-se o Inverno.

Inverno
Há uma explicação mitológica entre os gregos para o Outono e o Inverno. Zeus teria determinado que sua filha comDeméterPerséfone, permanecesse seis meses ao lado da mãe, quando então partiria para o reino subterrâneo, para lá ficar junto ao deus que aí habita, Hades. A Tristeza de Deméter com sua ausência leva a deusa que provê a terra com o dom da fertilidade, que tudo faz germinar, a se recolher, provocando a emergência destas estações, nas quais os grãos ficam sob o solo, esperando o momento da colheita.
Neste momento, também na Natureza é hora de recolhimento, quando vários animais, como os ursos, diminuem o processo metabólico e hibernam, enquanto outros, principalmente os pássaros, procuram regiões mais quentes. No Brasil o Inverno é menos severo, pois neste país não há estações muito precisas. As temperaturas mais baixas ocorrem na Região Sul, quando elas atingem alguns graus abaixo de zero.
Nem toda atmosfera romântica e íntima propiciada pelo Inverno diminui a incidência de doenças como a gripe, resfriados, e de problemas respiratórios, mais preocupantes quando atingem pessoas da Terceira Idade

http://www.infoescola.com/clima/inverno/

Nenhum comentário: