Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Frango com Quiabo








quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma planta da família da malva (Malvaceae). O seufruto é uma cápsula fibrosa cheia de sementes brancas redondas, muito utilizado emculinária antes da maturação.
De origem africana e trazido para o Brasil juntamente com os escravos, o quiabo, é um exemplo de uso de alimentos da cultura brasileira. Sua presença compõe pratos típicos regionais, como o Caruru - quiabo cozido com camarão seco - ou mesmo na culinária mineira, com o Frango com Quiabo e o Refogado de Carne com Quiabo.Pode ser apreciado cozido , com tempero no óleo deixando bastante sequinho. Sendo este um fruto simples, seco, indeiscente, do tipo cápsula loculicida. Ele fresco é um fruto imaturo. Os quiabos têm forma de cápsulas, são verdes e peludos e apresentam um tipo de goma viscosa. Rico emVitamina A é de extrema importância para a visão, pele e mucosas em geral.
Segundo dados de Alfons Balbach, no livro As Hortaliças na Medicina Doméstica, Edições A Edificação no Lar, em 100 gramas de quiabo estão agrupados:
850 U.I. de vitamina A; 130 mcg de vitamina B1 (Tiamina); 75 mcg de vitamina B2(Riboflavina); 0,70 mg de Vitamina B5 (Niacina) e 25,80 mg de ácido ascórbico. Além disso, contém 40,00 kcal (calorias) (em 100 gramas); 89,60% de água; 7,40 % de hidratos de carbono; 1,80% de proteínas; 0,20% de gorduras e 1,00% de sais.[1]
Se por um lado a vitamina A exerce as funções já mencionadas, além de proteger o fígado, a vitamina B1 é decisiva para o bom funcionamento do sistema nervoso, a vitamina B2 é importante para o crescimento, principalmente na adolescência, segundo o Dr. Ernest Schneider, autor do livro A Cura e a Saúde pelos Alimentos, editado pela Casa Publicadora Brasileira.
Fruto de fácil digestão, é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos. Por isso mesmo, é eficaz contra infecções dos intestinosbexiga e rins.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 frango inteiro sem pele, cortado e temperado com alho, sal, cheiro verde e Pimenta do reino
Quiabo cortado
3 colheres de sopa de cebola cortada
2 molhos de salsa e cebolinha
1 colher de sopa de alho picado e
2 colheres de chá de açafrão 
Coloque o alho e a cebola em uma panela para dourar. Acrescente o açafrão
para dar cor e em seguida o frango para refogar e fritar um pouco.

Depois, coloque um pouco de cheiro verde no frango. Acrescente um pouco de água, sem cobrir todo o frango, somente para terminar de cozinhar. Se quiser, coloque mais um pouco de cheiro verde.

Em uma panela à parte refogue o quiabo, deixando fritar um pouco.
Coloque um pouco de alho e uma pitada de sal. Uma dica para o quiabo não babar é não colocar água enquanto refoga.

Quando a água do frango começar a engrossar, acrescente o quiabo já refogado.
Para acompanhar, arroz e angu. 

3 comentários:

angela disse...

Adoro quiabo e gostei da receita e das informações que você dá sobre ele.
beijos

Entrepalavras disse...

Nossa... este é meu prato favorito. Teve uma epoca que minha esposa Bete, blog apressados,fazia todos os dias quiabo com franco para ver se eu ia enjoar. Aconteceu
o contrario, ela enjoou de fazer.

Valeu. Não sabia da riqueza em vitaminas contida no quiabo...

Unknown disse...

I sounds interesting. I would like it. your blog is lovely. smiles from Italy. hugs