Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Whoopie: o novo hit das delicatessens


O cupcake está com os dias contados. É o que diz o jornal inglês The Times, que com o título “O cupcake está morto. Longa vida ao whoopie”, sentencia a morte de um dos doces mais populares de hoje em dia. O whoopie, tradicionalmente feito pelos colonos Amish na Pensilvânia, nos Estados Unidos, estaria desbancando os cupcakes nas delicatessens.

Na clássica receita de whoopie, a massa é de chocolate com recheio de marshmallow. Mas o doce ganhou diferentes versões: pode ser feito de outros sabores, como baunilha, ou então decorados. 

Embora a guloseima seja americana, nem mesmo em Nova York ela era popular. Algo que começou a mudar no ano passado. Diversos cafés da cidade lançadores de tendências começaram a oferecer as tortas em seus cardápios. “Apareceram até mesmo na Magnolia Bakery, o que ajudou a transformar os cupcakes em mania nacional depois que a loja foi exibida em ‘Sex and the City’, escreveu o New York Times em 2009.

Agora, parece que o whoopie atravessou fronteiras. No Brasil, já não é tão difícil encontrá-lo. Só não é tão popular entre os pedidos como o cupcake, segundo o chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Ele incluiu por acaso o whoopie no cardápio, quando pensava em novas opções de biscoitos para a casa. Ele conta as suas versões para o doce: “fazemos sempre de goiabada e doce de leite”.

“A base dos whoopies leva farinha de trigo, açúcar, manteiga e clara de ovo”, ensina Reginaldo, que acrescenta: a consistência da massa é de um biscoito. É um mistério, no entanto, definir os whoopies. Ninguém se arrisca definir se trata de um bolo, uma torta ou um cookie. Um enigma que se desvenda provando.

Veja a receita do chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Rende 15 whoopies.

Ele avisa para quem está testando a receita pela primeira vez tomar cuidado para não pesar a mão na manteiga. “Não é tão difícil de fazer, mas tome cuidado para deixar a manteiga no ponto certo, não pode colocar demais”.

Whoopies de baunilha com recheio de doce de leite glacê

Ingredientes da massa
3 ovos
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de sobremesa de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sopa de manteiga

Ingredientes do recheio
3 xícaras de chá de açúcar
3 litros de leite integral
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Ingredientes da calda
1/2 quilo de açúcar
1 xícara de chá de água

Preparo da massa
Bata as claras em neve. Depois, acrescente as gemas, a baunilha, açúcar e manteiga. Com a batedeira desligada, acrescente farinha de trigo, amido de milho e fermento em pó e mexa delicadamente. Com o auxílio de uma colher, pingue porções pequenas da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, mantendo distância entre as porções.

Pré-aqueça o forno e coloque as porções em fogo alto por cerca de 5 minutos ou até corar levemente. Retire-os da assadeira ainda mornos. Depois de frio, una os biscoitos com o doce de leite e despeje a calda por cima.
Preparo da calda
Coloque o açúcar na água e deixe ferver por dois minutos.

Preparo do recheio
Misture todos os ingredientes em uma panela e espere ferver, mexendo sempre. Após a fervura, deixe cozinhar por duas horas e 45 minutos, mexendo de vez em quando, ou até a calda ficar cremosa. Depois que esfriar, coloque entre os biscoitos.

Confira ainda a clássica receita do whoopie de chocolate com recheio de marshmallow, publicada no livro “Whoopie Pies” (Chronicle Books).

Whoopie de chocolate com recheio de marshmallow

Ingredientes da massa
1 2/3 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de gordura vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de extrato de guaraná ou 1 colher de sopa de cerveja sem álcool tipo Schnapps (opcional)
1 xícara de leite
Preparo da massa
Peneire e misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal. Reserve em uma folha de papel manteiga. Numa batedeira, bata a manteiga, a gordura vegetal e o açúcar mascavo em velocidade baixa até misturar. Depois, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio e suave, por cerca de 3 minutos. Adicione o ovo, a baunilha e a cerveja, se estiver usando, e bata por mais 2 minutos.

Adicione metade da mistura da farinha e metade do leite para a massa e bata em baixa velocidade até misturar. Raspe ainda o fundo da tigela para misturar bem. Adicione a mistura de farinha restante e 1 / 2 xícara de leite e bata até ficar completamente misturado.

Pré aqueça o forno a 190º e forre duas assadeiras com papel vegetal. Usando uma colher, coloque porções de cerca de 1 colher de sopa da massa em uma das assadeiras preparadas. O espaçamento entre eles deve ser de, pelo menos, dois centímetros de distância. Asse uma forma de cada vez por cerca de 10 minutos cada, ou até as tortas pularem para trás quando pressionadas levemente. Retire do forno e deixe esfriar na panela por aproximadamente 10 minutos antes de transferi-los para uma placa para esfriar completamente.

Ingredientes do recheio
1 1/2 xícaras de creme de marshmallow
1 1/4 xícaras de gordura vegetal
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de essência de baunilha

Preparo do recheio
Na batedeira, bata o marshmallow e a gordura vegetal por cerca de 3 minutos, primeiro na velocidade mínima e depois, aumentando para a velocidade média até obter uma massa lisa e macia. Adicione o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha e bata na velocidade baixa até misturar completamente e em seguida, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio, por mais 3 minutos.
Reportagem Gnt

Nenhum comentário: