Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Queijo sempre fresco


Para evitar que o queijo mofe, guarde-o em um recipiente fechado, colocando junto uns cubinhos de açúcar.

Carne Macia


Deixe a carne de molho por uma hora numa mistura de vinagre e óleo. Você também pode usar gotas de limão ou suco de laranja-pera.

Torta de Liquidificador


 2 xícaras (chá) de leite
. 1/2 xícara (chá) de óleo
. 4 ovos
. 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 4 colheres (sopa) de queijo ralado
. Sal e orégano a gosto
. 1 tomate sem pele cortados em rodelas
. Sal e orégano a gosto
. 150g de lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas finas
. 100g de mussarela fatiada
. 50g de azeitonas verdes picadas
. 50g de azeitonas pretas picadas
. 2 ovos
. 2 colheres (sopa) de leite
. Salsa picada a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, o óleo e os ovos. Misture a farinha de trigo, o fermento e o queijo. Deixe descansar por 10 minutos. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro. Coloque metade da massa, espalhe as rodelas de tomate e salpique com o sal e o orégano. Distribua metade das rodelas de lingüiça, cubra com metade das fatias de mussarela e salpique metade das azeitonas. Repita as camadas com o restante dos ingredientes. Bata os ovos com o leite e despeje sobre a torta. Salpique a salsa e asse no forno preaquecido a 200º durante 40 minutos ou até dourar.
anamaria

terça-feira, 29 de junho de 2010

Paella de Cordeiro

frango Assado

Dicas fofis

Brigadeiro de colher

Suco de Melancia

Musse Royal de chocolate


Rendimento 6 porções
Tempo de preparo 20 minutos

Ingredientes
250 g de chocolate amargo ou meio-amargo;
200 g de manteiga sem sal;
5 ovos;
100 g de açúcar;
1 gota de baunilha (opcional).

Modo de fazer 1- No banho-maria, derreta o chocolate e a manteiga. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar, na batedeira, até obter um creme bem claro.
2- Quando a manteiga e o chocolate estiverem bem incorporados, despeje a mistura nas gemas sem parar a batedeira. 3- Bata as claras em neve até ficarem bem consistentes.
4- Em uma vasilha grande, junte as claras em neve à mistura de chocolate com gemas. Não use batedeira, use apenas uma colher de pau.
5- Despeje a musse em uma saladeira grande e deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Não cubra com filme plástico, para evitar a condensação de água. Sirva bem gelada. 

Receita de Olivier Anquier, do L’Entrecôte de Ma Tante



Chili


Não há como pensar em comida mexicana sem lembrar de gostos apimentados. E não é para menos. O México costuma usar vários tipos de pimenta em suas receitas. Segundo o livroGastronomia no Brasil e no Mundo, de Guta Chaves e Dolores Freixa (ed. Senac, R$ 42), os mexicanos já tinham esse hábito desde antes da época da colonização, quando os espanhóis chegaram ao continente americano. O feijão, o milho e o abacate são outros alimentos típicos do país. Veja como preparar um autêntico chili (molho de feijão, carne, pimenta e outras especiarias).

¼ xícara (chá) de óleo
Um kg de carne moída (patinho)
Um pimentão verde sem sementes picado
Um pimentão vermelho sem sementes picado
Duas colheres (sopa) de molho de pimenta
Uma xícara (chá) de catchup
Um kg de feijão carioca cozido
Sal a gosto
Uma pitada de canela
Pimenta-do-reino a gosto
Pimenta malagueta, jalapeño ou de sua preferência

Modo de preparo:

Aqueça o óleo e frite a carne moída até que esteja cozida e bem sequinha. Acrescente os pimentões, o molho de pimenta, o catchup, o feijão, o sal, as pimentas, a canela, misture e deixe apurar por mais dez minutos no fogo médio. 

r7






sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bacalhau na Moranga


1kg de Bacalhau Saithe, desfiado e dessalgado

1 abóbora moranga grande  (2,5 a 3 kg)

1 colher (sopa) de azeite de urucum

3 colheres (sopa0 de azeite de oliva extra virgem

3 colheres (sopa) de suco de limao

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de coentro picado

1 cebola grande cortada em cubos pequenos

4 dentes de alho laminados

1 "pimenta-de-cheiro" amassada

200 ml de leite de coco

100 ml de creme de leite fresco

Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Separar o Bacalhau dessalgado, sem espinhas e sem pele, em pedaços.

Aquecer o forno em temperatura alta (200C)

Recortar o topo da moranga, formando uma tampa

Descartar as sementes. Embrulhar a moranga em papel alumínio e assar por 1 hora e 15 minutos

.Tirar do forno, mantendo-o ligado. Retirar e amassar a polpa da moranga, deixando uma borda de 1,5cm. Refogar a cebola, o alho,

 a manteiga e uma colher (sopa) do azeite de oliva, em fogo baixo. Juntar a polpa e o creme de leite fresco. Misturar e deixar aquecer bem

Cozinhar  o Bacalhau com o suco de limao  metade do coentro, pimenta-do-reino, azeite de urucum, leite de coco e sal a gosto, em fogo médio, por 10 minutos, mexendo , as vezes. Misturar o purê da polpa

Rechear a moranga e assar por 20 minutos. Polvilhar o recheio com o coentro restante e servir.

Bolinho de Bacalhau Bom jogo BRASIL


Ingredientes:


1,5 Kg de Bacalhau da Noruega 1 Kg de batata do tipo seca, boa para fritura 

1 ramo de salsa 

Pimenta-do-reino moída na hora 

2 claras Azeite de oliva extra-virgem

Óleo de soja, para fritura 

Tipo de bacalhau sugerido: Saithe, Ling e Zarbo 
Desfiar o Bacalhau da Noruega com um pano de algodão ou com as mãos. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta, as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente.

Que lindo



Na hora de preparar um bolo, não se esqueça de utilizar os seus gatinhos. Calma, não estamos falando de bruxaria. É que a loja norte-americana ModCloth lançou medidores de cozinha com o formato do animal. O conjunto vem com bowls em vários tamanhos que ajudam a dosar a quantidade dos ingredientes em uma receita. O bichinho menor corresponde a 1/4 xícara, o segundo, 1/3, o terceiro ½ e o maior equivale a uma xícara inteira. O conjunto sai por US$ 34,99. À venda na internet, os produtos são entregues no mundo inteiro, desde que o comprador pague o valor do frete.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Crumble Maca


A maçã é uma das frutas preferidas dos americanos e se popularizou no país por volta dos anos 1800, graças a John Chapman. O americano amava maçãs e começou a plantar macieiras nos estados de Nova York e Pensilvânia. No oeste, os administradores de terra exigiam que os habitantes plantassem o fruto para obter o direito sobre a terra. John fornecia as sementes e, por causa disso, ficou conhecido como Johny Applessed (em português, João Semente de Maçã).

Ingredientes:

Três maçãs
Uma colher (sopa) de açúcar
Suco de ½ limão
Uma colher (sopa) de água
Uma colher (sopa) de rum
Um pacote de biscoito tipo maisena triturado
Uma xícara (chá) de amêndoas trituradas
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
Três colheres (sopa) de manteiga
Raspas da casca de dois limões

Modo de preparo:

Corte as maçãs e coloque-as em um refratário. Reserve. Misture em uma tigela o açúcar, o suco de limão, a água, o rum e regue as maçãs. Em seguida, misture o biscoito, a amêndoa, o açúcar mascavo, a manteiga e as raspas de casca de limão até que obtenha uma farofa. Cubra as maçãs com esta farofa e leve para assar no forno preaquecido (120º C) por cerca de 20 minutos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Festa Junina









Inverno chegou

No Inverno se intensifica o processo de introspecção pessoal iniciado no Outono. As pessoas se recolhem, voltam-se mais para si mesmas, procuram no interior do lar atividades que combinam com este período de concentração existencial, como arrumar armários, consertar o que está à espera de reparos, costurar o que necessita ser restaurado, separar o que não é mais imprescindível e pode, assim, ser doado.
As pessoas ficam mais solidárias neste período, pois raros são os que não se preocupam com a sorte dos que não têm um agasalho, um prato de sopa ou um lugar para se refugiar do frio enérgico. Além disso, quem não gosta de renovar seu guarda-roupa nessa estação?

Inverno
As baixas temperaturas, principalmente nos climas temperados, típicos da Europa, o céu cinzento, a neve ou as geadas, onde elas costumam visitar as pessoas neste período, convidam a uma intensa reflexão existencial, podendo até mesmo causar uma certa tristeza em seres mais sensíveis ou depressivos.
O Inverno principia no Hemisfério Norte mais ou menos no dia 21 de dezembro, quando ocorre o tradicional Solstício de Inverno – instante em que o Sol, ao longo da sua aparente trajetória no plano celeste, toca o ponto de maior inclinação na latitude, determinada a partir da linha equatorial; neste momento a noite se torna a mais prolongada do ano. O chamado Inverno Boreal se encerra no dia 21 de março, no equinócio primaveril.
No Hemisfério Sul, o Inverno começa em 21 de junho, no solstício, e tem fim no dia 23 de setembro, no equinócio. Aqui ele é conhecido como Inverno Austral. No caminho percorrido pela Terra, movimento translatório, certos pontos do Planetase aproximam muito do Sol, e nestes locais é Verão. Nas regiões mais distantes destes raios, instala-se o Inverno.

Inverno
Há uma explicação mitológica entre os gregos para o Outono e o Inverno. Zeus teria determinado que sua filha comDeméterPerséfone, permanecesse seis meses ao lado da mãe, quando então partiria para o reino subterrâneo, para lá ficar junto ao deus que aí habita, Hades. A Tristeza de Deméter com sua ausência leva a deusa que provê a terra com o dom da fertilidade, que tudo faz germinar, a se recolher, provocando a emergência destas estações, nas quais os grãos ficam sob o solo, esperando o momento da colheita.
Neste momento, também na Natureza é hora de recolhimento, quando vários animais, como os ursos, diminuem o processo metabólico e hibernam, enquanto outros, principalmente os pássaros, procuram regiões mais quentes. No Brasil o Inverno é menos severo, pois neste país não há estações muito precisas. As temperaturas mais baixas ocorrem na Região Sul, quando elas atingem alguns graus abaixo de zero.
Nem toda atmosfera romântica e íntima propiciada pelo Inverno diminui a incidência de doenças como a gripe, resfriados, e de problemas respiratórios, mais preocupantes quando atingem pessoas da Terceira Idade

http://www.infoescola.com/clima/inverno/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Torta de Ameixa


 1 pacote de biscoito de mel (200g)
· 100g de manteiga
· 400g de ameixa preta picada
· 1 lata de leite condensado
· 150g de castanha-do-pará picada

 

Modo de preparo

Triture os biscoitos no liquidificador. Misture a farinha de biscoitos e a manteiga até formar uma farofa úmida. Forre o fundo e as laterais de uma forma retangular de 25cmX10cm com fundo removível. Asse em forno preaquecido a 180ºC durante 5 minutos. Retire do forno, deixe esfriar, espalhe a ameixa, a castanha-do-pará e por cima despeje de forma uniforme o leite condensado, regando toda torta. Asse no forno preaquecido a 200º C durante 25 minutos ou até que esteja firme e dourada.

Dica: Substitua a castanha-do-pará pela mesma quantidade de amendoim.
Anamaria

Canja de Galinha para Gripe


O que a sabedoria popular já recomendava há tempos foi confirmado pelos cientistas. Recentemente, a revista Chest - uma das mais respeitadas na área de doenças do aparelho respiratório - publicou o resultado de uma pesquisa comprovando que canja de galinha realmente ajuda a combater gripes e resfriados. Segundo a nutricionista Andrea Squivel, o segredo estaria na cisteína, um aminoácido liberado quando a carne de galinha é cozida. "A substância ajuda a fluidificar o líquido pulmonar, tornando-o menos espesso e facilitando a expectoração", afirma ela.

De acordo com a nutricionista, a canja de galinha ainda é rica em proteínas bem hidratadas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. "O alimento ajuda a repor a água que o organismo precisa para lavar o pulmão e combater a gripe", conta Andrea. "Recomendo usar a galinha sem pele no preparo do prato, que também é ótimo para períodos de transição de uma dieta para outra", acrescenta ela.

Andrea explica que o ciclo do vírus da gripe dura sete dias. Caso não haja uma infecção oportunista, o próprio organismo se encarrega da cura, produzindo os anticorpos necessários. "Como a infecção costuma ser provocada por uma bactéria, é preciso ir ao médico e recorrer a antibióticos", diz ela.


  • 3 xicaras de arroz
  • pimenta
  • tomates
  • 1 galinha
  • cebola
  • alho
  • salsa
  • sal

MODO DE PREPARO:
  • Limpar a galinha, cortar em pedaços. Secar bem cada pedaço com um guardanapo. Colocar bastante azeite numa panela e vá fritando os pedaços de galinha, muito bem fritos. Não colocar muitos pedaços, juntos, pois dificulta a fritura. Revirar a maior parte do azeite da panela, deixando apenas o necessário para a canja, Juntar o alho moído, a cebola ralada, a salsa picadinha, o sal e os tomates sem pele. Colocar nesse molho, os pedaços de galinha, deixar quase secarem os tomates e acrescentar a água necessária para a canja. Quando a galinha estiver cozida, retirar os pedaços, separe a carne dos ossos e levar de novo a carne ao caldo. Despejar nele o arroz e deixar amolecer bem e engrossar o caldo. Servir a canja quando o caldo estiver bem engrossado.


Prato Bulgolgui Coreano


O bulgogui é para os coreanos o que o churrasco é para nós. A diferença é que eles fatiam a carne e a preparam em wok, uma panela redonda tipicamente oriental.
Cortar os alimentos em pedaços faz com que o prato fique pronto mais rápido. De acordo com o livroGastronomia no Brasil e no Mundo, de Guta Chaves e Dolores Freixa (ed. Senac, R$ 42), o wok é usado desde o século 1º d.C. Todas estas técnicas deixam o bife saboroso. Se você não tiver um wok, faça a receita em uma panela bem quente. 
Óleo de soja, o necessário
150 g patinho em flocos
Uma colher de chá de alho picado
30 g de cebola fatiada
Um salsão fatiado na diagonal
15 g acelga em cubos
35 g repolho em cubos
Duas colheres de sopa de cebolinha em canudo
Meia colher de chá de molho de pimenta tailandesa
Óleo de gergelim torrado
Dois tomates cerejas cortados ao meio
Gergelim preto torrado (decoração)

Modo de preparo:
Aquecer o óleo em um wok. Fritar a carne até que mude de cor. Acrescentar o alho, a cebola, o salsão, a acelga, o repolho e a cebolinha. Acrescentar o molho de pimenta tailandesa e o óleo de gergelim. Antes de servir decore com os tomates nas laterais do prato e gergelim preto torrado no centro.

* Receita cedida pela rede Jin Jin Wok.




Sonho


Massa:

Quatro xícaras (chá) de farinha de trigo
Duas colheres (sopa) de fermento em pó
Meia xícara (chá)de água
Três ovos
Meia xícara (chá) de açúcar
Meia xícara (chá) de manteiga
Uma colher (café) de sal
Essência de baunilha a gosto
Recheio:

Meio litro de leite
Duas xícaras (chá) de açúcar
Três colheres (sopa) de farinha de trigo
Quatro gemas
Essência de baunilha a gosto

Modo de preparo:

Comece pelo recheio: em uma panela, coloque o leite e metade do açúcar. Misture bem e deixe ferver. Quando estiver fervendo, acrescente o restante do açúcar já misturado com a farinha de trigo e misture. Acrescente as gemas, a essência e misture bem. Mexendo sempre, deixe apurar até que ferva. Deixe esfriar. Reserve. Em uma tigela, faça uma esponja com meio xícara (chá) de farinha de trigo, fermento e a água. Misture e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes e misture até que obtenha uma massa homogênea e macia. Faça bolinhas e coloque-as em uma assadeira untada. Deixe descansar até que dobre de volume e frite no óleo não muito quente. Coloque sobre papel absorvente. Faça um corte nos sonhos e recheie-os. 

domingo, 20 de junho de 2010

Mensagem


Tem dias que são assim mesmo,
dias de desencontro perfeito;
o que eu sonho, se distancia,
e o que eu menos quero,
é o que mais se aproxima…
As tardes são caminhos monótonos para a noite,
que é uma estrada de linhas retas, sem fim.
O sonho não chega, e quando vem, é sem cor.
Dias onde as noites são sempre assim,
cinzas, como céu sem estrelas,
praia sem ondas,
rio sem marolas…
E quando começa acreditar que nada vai mudar,
chega uma chuva de emoções,
uma tempestade de novos sentimentos,
uma ventania de razões que destoa de tudo,
é o amor, a paixão fulminante,
que tudo transforma, torna tudo tão vibrante.
Assim, seu jardim, outrora seco e sem vida,
se enche de flores, nesse peito de amores,
onde o nada é tudo,
e o tudo, apenas uma partícula.
Quando estamos amando, 
as noites se enchem de perfume,
os dias são preenchidos pela esperança,
a alma fica doce, com jeito de criança.
Que o amor tome conta da sua vida,
e antes que você reclame, ou diga,
que já sofreu demais, que não acredita no amor,
deixe de lado esse sentimento bobo, esse rancor.
Prepare-se para viver a plenitude.
O amor não pede para entrar, ele invade,
não é mansidão, nem quietude.
Prepare-se!
O amor está onde não o procuramos,
está onde sempre esteve, tão perto e tão longe,
ao alcance das mãos aflitas, bocas sedentas,
de corpos ansiosos, coração que esquece a razão,
é pura emoção…
Se as mãos tremerem, o coração disparar,
se não conseguir desviar o olhar,
se não conseguir esquecer,
não adianta correr, nem tentar se esconder,
o amor te pegou e agora é só viver…
Seja feliz!
Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

Site legal



Muito legal para você colocar suas fotos hihiihihi

Sanduiche de Rosbife


 100 g de azeitona preta sem caroço
·  2 colheres (sopa) de queijo parmesão
· 100 g de ricota fresca
· 4 pães ciabata
· 100 g de rosbife fatiado bem fino
· Geleia de pimenta a gosto
· Azeitona preta (para decorar)
· Pimenta dedo-de-moça (para decorar)

Modo de preparo:

Bata a azeitona, o queijo e a ricota em um processador. Ponha colheradas da  basta reservada sobre metade dos pães cortados ao meio. Por cima disponha o rosbife. Cubra com a geleia e com a outra metade do pão. Decore com um palito e com pedaços de azeitona preta e pimenta dedo-de-moça.
 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cobb Salad



  Clarkes


O livro Gastronomia no Brasil e no Mundo, de Guta Chaves e Dolores Freixa (ed. Senac, R$ 42), conta que o fast-food foi originado nos Estados Unidos em 1950. E, de fato, quando se pensa na culinária do país, hambúrgueres, milk-shakes, sundaes e outras comidas gordurosas (mas deliciosas) vêm à mente.

No entanto, os americanos também fazem pratos saudáveis, como é o caso da Cobb Salad, que ganhou popularidade no filme Julie e Julia, com Meryl Streep e Amy Adams, em 2009, você se lembra?

Se você gostou do longa, esta sexta (18) é um dia ideal para preparar o prato, já que os Estados Unidos entram em campo para enfrentar a Eslovênia, às 11h, pela Copa do Mundo da África do Sul.
60 g peito de frango grelhado
30 g de tomates em cubos
15 g de cebolinhas em cubos
30 g de clara de ovo cozida e ralada
30 g de gema de ovo ralada
30 g de bacon em tiras
90 g de alface romana picada
20 g de abacate
50 g de gorgonzola
Três gramas de sal
Três gramas de pimenta
50 ml de molho "sherry shaljot" (ou vinagrete)

Ingredientes para o molho sherry shallot:
100 g de cebola echalote picada fina
100 ml de vinagre balsâmico
100 ml de vinagre de Sherry (Xerez)
50 ml de azeite
Modo de preparo:
Refogue todos os ingredientes por 15 minutos em fogo brando e reserve. Coloque as três gemas no liquidificador, os 20 gramas de mostarda amarela e aproximadamente 100 ml de óleo de soja. Mesmo processo para maionese, comece o processo e depois junte o refogado, tempere com o sal e a pimenta do reino.

R7