Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lovely Man - Que homem adorável!

Alho Poro


alho-porro (português europeu) ou alho-poró (português brasileiro) (Allium porrum ou, segundo J. Gay Allium ampeloprasum var. porrum) é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos. Existem ainda as variantes Allium ampeloprasum var. ampeloprasum, cultivado devido ao uso dos seus bolbos e o Allium kurrat cujas folhas são apreciadas no Egipto e Médio Oriente. É ainda conhecido pelos termos alho-francêsalho-machoalho-poróalho-porróalho-porrôporóporroporró,porrôporro-bravo e porro-hortense.
Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-francês produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas. Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à "amontoa", cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.
São geralmente semeados em canteiros, em estufas, dos quais se retiram as mudas, que se podem encontrar no mercado e transplantar para hortas. Depois da muda, é uma planta particularmente resistente. Existe um conjunto de variedades particularmente adaptadas ao frio e que se mantêm prontas para consumo durante o inverno. É mais resistente à geada que a cebola. A planta adapta-se facilmente a qualquer tipo de solo, ainda que prefira solos pouco ácidos ou sensivelmente neutros. É aconselhável também que o solo seja bem drenado.
Em geral subdividem-se as variedades cultivares de alho-francês em alho-francês de inverno e de verão. Enquanto que o alho-francês de verão é plantado com vista a uma colheita rápida, o alho-francês de inverno é geralmente colhido até à primavera seguinte ao ano em que é plantado. As variedades de verão são geralmente de menor porte e têm um sabor menos intenso que as variedades de inverno.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Alho Poro com Catupiry

 3 colheres (sopa) de manteiga
· 1 colher (sopa) de óleo
· 4 alhos-porós bem grandes (só a parte branca e verde clara)
· 1 xícara (chá) de creme de leite
· 100 g de Catupiry
· Sal a gosto

Para decorar: 
· Grãos de pimenta rosa a gosto

Modo de preparo:

Aqueça a manteiga e o óleo em uma frigideira e refogue o alho-poró por cinco minutos aproximadamente. Retire do fogo e reserve. Na mesma frigideira, coloque o creme de leite e junte o Catupiry. Tempere com sal e mexa com uma colher de pau até fi car homogêneo. Retire do fogo e reserve. Em um refratário untado, disponha o alho-poró refogado. Regue com o molho de queijo e cubra com papel-alumínio. Asse em forno médio preaquecido por 20 minutos. Transfira para pratos individuais e sirva decorado com pimenta rosa.

Dica: Se desejar o alho-poró mais crocante, diminua o tempo do forno.

receita m mulher

Jabuticaba


jabuticabajaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família dasmirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854[1] ouPlinia trunciflora (O. Berg) Kausel 1956[2]. Segundo Lorenzi et al. [3], a segunda seria outra espécie, a jabuticaba-café.
Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.
Outros nomes populares: fruita, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.
Outras espécies de jabuticaba: Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.


antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C.

Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.

 Apenas os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação.
 
Tanto na casca como na polpa são ricas em pectina, uma fibra bastante potente no combate ao colesterol.
 
Os mais vaidosos (e vaidosas) também têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas. 
 
Empolgou-se com a delícia? Então aprenda a escolhê-las. Na hora da compra prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras e picadas de insetos.

Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita.


receita r7

Massa: 1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de suco de jabuticaba
½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos inteiros
Suco:
3 xícaras (chá) de jabuticaba
2 xícaras (chá) de água
Pudim:
1 xícara (chá) de suco de jabuticaba
Açúcar para caramelizar a forma
½ lata de leite condensado
4 ovos.

Modo de preparo
Massa: bater bem o açúcar com a manteiga e os ovos, juntar a farinha, o fermento e o suco. Colocar a mistura na forma e reservar.

Suco: colocar as jabuticabas e a água numa panela, levar ao fogo alto e deixar ferver por três minutos. Bater no liquidificador e passar numa peneira. Reservar o suco.  
Pudim: Preaquecer o forno em temperatura média (180ºC) e caramelizar uma forma para pudim. Reservar. Bater no liquidificador os ingredientes e colocar na forma, por cima da massa. Levo ao forno preaquecido para assar em banho-maria por cerca de uma hora e 15 minutos ou até firmar o pudim. Tirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira.

* Receita cedida pelo Oba Hortifruti.




sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mes do Halloween

Introdução
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Halloween no Brasil


No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm












Flores na casquinha de sorvete

Que FOFIS

Casa e Jardim

Marmita chique

Designer cria linha de porcelana inspirada em recipientes descartáveis

Por Casa e Jardim Online


Aquela embalagem de alumínio para comida virou coisa chique. É que a designer venezuelana, radicada emNova YorkLorena Barrezueta assina uma linha de peças de porcelana para a cozinha inspirada nesse tipo de produto. Além de pratos e formas, a coleção Gourmet também tem copos, que imitam os descartáveis de plástico. Ainda dá para optar entre peças brancas e coloridas.

Aprenda a fazer um típico pretzel alemão



O pretzel tem origem alemã e há tempos faz sucesso no Brasil. O quitute ganhou muita fama em 2002, quando o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush se engasgou com um pedaço dele e acabou até desmaiando. Calma! É só mastigar bem!

Esta receita é doce, mas você pode prepará-la salgada e recheá-la como quiser. Aproveite o clima da Oktoberfest, que acontece em Blumenau (SC) até o próximo domingo (24) e aprenda a fazê-la.  
Ingredientes
Um tablete de fermento biológico (15 g)
Uma colher (sopa) de açúcar
Duas xícaras (chá) de água morna
Cinco xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Meia colher (chá) de sal
100 g de manteiga sem sal derretida
50 g de bicarbonato de sódio
Açúcar e canela para cobertura
Modo de preparo
Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por dez minutos para fermentar. Depois adicione o restante da água morna e a farinha aos poucos, e vá misturando.

Em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de cinco minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos.
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano. Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de um centímetro de espessura e corte tiras com cerca de dois centímetros de largura. Enrole as tiras no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel.
Encha uma tigela com um litro de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e depois coloque-os em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno alto (230ºC), preaquecido por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, polvilhe-os de acorde com sua preferência.
*Receita cedida pelo restaurante Konstanz.
Restaurante Konstanz
Onde:
 av. Aratãs, 713 - Moema - São Paulo - SP
Informações: (0xx11) 55434813

Mensagem

Dividindo um pacote de bolachas

"Em um grande aeroporto havia uma moça esperando seu vôo na sala de embarque. Como ela deveria esperar horas resolveu comprar um livro e um pacote de bolachas para "matar o tempo".Sentou-se confortavelmente em uma poltrona, abriu o livro e quando pegou a primeira bolacha, reparou que o homem que estava sentado ao lado, também pegou uma logo em seguida. Ela sentiu-se indignada mas não disse nada, apenas pensou: "Mas que cara de pau, se eu tivesse mais disposta o xingaria para que ele largasse de ser folgado!
A cada bolacha que ela pegava ele também se servia. Aquela situação foi irritando tanto que ela não conseguia nem reagir. Quando restava apenas uma bolacha ela pensou: " O que será que esse abusado vai fazer agora?¿ Então o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah!!! Aquilo já era demais! Levantou-se, pegou seu livro e suas coisas e se dirigiu ao local do embarque.
Quando ela sentou-se no avião, abriu a bolsa e, para sua surpresa, viu seu pacote de bolachas... ainda intacto, fechadinho. Ela sentiu tanta vergonha, só então percebeu que a errada era ela, sempre tão distraída! O homem havia dividido as bolachas dele sem se sentir indignado.Enquanto ela estava transtornada achando que era ele quem estava avançando...e já não havia mais tempo para pedir desculpas...
Quantas vezes em nossa vida nós é que estamos comendo as bolachas dos outros e não temos consciência disso. Há quem se comporte de forma diferente da que gostaríamos, tiram nossa calma e nos dão a impressão de que não fazem nada certo. Pare, pense! Antes de concluir, observe melhor. Procure conhecer antes de julgar as pessoas."

domingo, 17 de outubro de 2010

Creme de Limao com Bis


Ingredientes

· 1 lata de leite condensado
· Suco de 2 limões
· 1 lata de creme de leite
· 1 caixa de Bis picado

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite condensado com o sumo de limão até formar um creme. Misture delicadamente o creme de leite.

Em taças individuais, intercale camadas de creme e Bis. Decore com raspas de limão e leve a geladeira no mínimo 4 horas antes de servir.


Dica: Substitua o chocolate Bis por biscoito waffer.

Gratinado de Panqueca



Bem diferente 

ingredientes

Panqueca: . 2 e ½ xícaras (chá) de leite
. 2 ovos
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de óleo
. 1 colher (chá) de sal
Recheio: . 300g de mussarela ralada
. 300g de presunto ralado
. 4 tomates cortados em rodelas
. Azeite, orégano a gosto
. queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

Panqueca: No liquidificador, bata o leite, o ovo, a farinha de trigo, o óleo e o sal. Em uma frigideira pequena anti aderente, aqueça um pouco de óleo e com uma concha coloque uma porção de massa. Espalhe pela frigideira e doure dos dois lados. Repita o procedimento até acabar a massa. Unte uma forma com fundo removível e com o diâmetro igual ao da panqueca, e alterne camadas de panquecas, mussarela, presunto e tomate temperado com azeite e orégano. Termine com o tomate, polvilhe o queijo e leve ao forno pré aquecido a 200°C durante 20 minutos ou até dourar.
Dica:Varie o recheio, use peito de peru ou mortadela.
Site M mulher

Bolo de Fuba



1 ½ xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de leite (ou menos, se ficar muito líquido)
3 ovos médios
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
1 pitada de sal
Manteiga quanto baste para untar
Farinha de trigo quanto baste para polvilhar
Cobertura:



1 colher (sopa) canela em pó
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o leite, o fermento e a erva-doce. Transfira a mistura para o copo do liquidificador e bata, adicionando o leite aos poucos. Se não couber todo o leite no copo do liquidificador, misture-o à parte depois. Transfira o conteúdo para uma tigela, adicione o fermento e a erva-doce e misture bem. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com a farinha. Despeje a massa nela e leve-a para assar em forno médio, preaquecido, para cozinhar aos poucos. O bolo estará pronto quando ficar ligeiramente dourado. Depois de pronto, misture a canela e o açúcar e polvilhe sobre ele. Deixe esfriar e sirva com café.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cup Cakes FOFOS





Massa com Salmao e Alho poro



2 files de salmao fresco
2 macos de alho poro
1 pacote de tomate cereja
tempero dill
pimenta do reino em grao
sal a gosto
azeite extra virgem
500 gr de macarrao parafuso

Doure o alho poro no azeite, depois coloque o salmao fatiado em tiras , tempere, coloque os tomates cerejas e misture o macarrao ja cozido e por ultimo salpique com o dill. Fica muito bom ...

Feliz dia Das Criancas

Dia da Criança


No Brasil

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 25 de março foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.


domingo, 3 de outubro de 2010

Framboesa


framboesa (Rubus idaeus) é frequentemente confundida com a amora (Morus sp). Seu sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades.
Diferente da amora, a framboesa possui um fruto oco e, além disso, seu cultivo é mais delicado. É necessário que a planta seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C.

A framboesa, por possuir grande capacidade de propagação, a cada três ou quatro anos, as touceiras precisam ser desmanchadas e as mudas transplantadas em outro local, para que a concorrência entre os ramos não afete a produção. Os frutos começam a aparecer um ano e meio após as mudas serem levadas para o local definitivo.
Após a época de frutificação, deve-se fazer o desbaste das plantas, retirando-se todos os galhos que produziram. O desponte (poda verde) deve ser feito quando as plantas atingirem entre 1,10 m e 1,20 m de altura.
A framboesa também se caracteriza por ser um pouco mais rasteira que a amora. Mesmo assim, não se recomenda a formação de parreiras, já que ela só produz nas extremidades do ramo. Deixá-la crescer no canteiro, desde que obedecidas as indicações de poda e desbaste, é a melhor solução para se obterem mais frutos. Outra recomendação importante para manter regular a produção é não deixar mais de 5 a 7 hastes por planta. Desse modo, conseguem-se frutos de maior tamanho.
Se o pH do solo estiver em torno de 5,0 a 5,5, não é necessário o uso de calcário. Abaixo disso, aplica-se o produto para corrigir sua acidez. Solos férteis também dispensam adubação química. Já para os mais fracos, recomenda-se o uso de 25 gramas de adubo à base de 10-20-10 (NPK), para cada metro quadrado de área plantada.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bolo de coco com calda de Framboesa




Bolo de coco de liquidificador 3 ovos inteiros2 copos (daqueles de requeijão) de açúcar2 copos de farinha de trigo2 colheres de sopa de margarina1 copo de leite1 colher de sopa de fermento1/2 pacote de coco ralado tostado (eu coloco 1 xícara de coco fresco ralado)Bata tudo no liquidificador, menos o fermento,acrescente-o delicadamente, depois. Unte e enfarinhe uma forma redonda e coloque no forno a 180 graus por mais ou menos 40 minutos ou quando colocar um palito este sair limpo.


Calda: 
Coloque em uma panela as 200 gr  framboesas, e as 4 colheres de sopa de  açúcar e 6 colheres (sopa) de água (90 ml), leve para cozinhar, em fogo baixo, por 15 minutos, ou até encorpar. 
Durante o cozimento, mexa de vez em quando amassando as framboesas.
Retire do fogo e, depois de morno, coloque para gelar. 
No momento de servir, jogue por cima do bolo . hummmmmmmm