Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Morangueiro


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaMorangueiro
Morangueiro da espécie Fragaria vesca.
Morangueiro da espécie Fragaria vesca.
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Rosales
Família:Rosaceae
Subfamília:Rosoideae
Género:Fragaria
L.
Espécies
Ver texto

Morangueiro
 é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria L., que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres.
Morangos
Existem mais de 20 espécies do género Fragaria que recebem a designação comum demorangueiro, com ampla distribuição nas zonas temperadas e sub-tropicais.
Apesar de algumas diferenças anatómicas típicas, a classificação das espécies assenta essencialmente sobre o número de cromossomas, sendo que existem sete tipos básicos de cromossomas que todas as espécies e seus híbridos possuem em comum. A grande distinção resulta do grau de poliploidia que as espécies exibem.
Algumas espécies são diploides, isto é têm dois conjuntos dos sete cromossomas básicos (14 cromossomas no total), outras são tetraploides (quatro conjuntos, 28 cromossomas), hexaploides (seis conjuntos, 42 cromossomas), octoploides (oito conjuntos, 56 cromossomas) ou decaploides (dez conjuntos, 70 cromossomas).
Como regra geral, embora com algumas excepções notáveis, as espécies de morangueiro com mais cromossomas tendem a ser mais robustas e maiores, produzindo também em geral morangos maiores.
O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue[1].
É um pseudofruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os "pontos pretos" ao redor do morango, porém, todo o útero do morango se torna carnoso e suculento.







Ingredientes:

. 2 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 3/4 de xícara (chá) de óleo
. 4 gemas
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 6 claras
Recheio
. 6 gemas
. 1/2 xícara (chá) de amido de milho
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 3 xícaras (chá) de leite
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 2 xícaras (chá) de morango picado
Cobertura 
. 2 1/2 xícaras (chá) de chantilly pronto
. 100 g de morango
Acessórios 
. 2 formas com 23 cm de diâmetro untadas e polvilhadas com manteiga

Modo de preparo:

Numa tigela, peneire a farinha com 1/3 de xícara do açúcar e o bicarbonato. Em outra tigela, misture o óleo com as gemas até ficar homogêneo. Junte o leite, a baunilha e misture bem. Acrescente a mistura de farinha aos poucos, misturando sempre, até que a massa fique lisa. Aqueça o forno em temperatura média. Bata as claras até espumarem. Junte o açúcar restante e continue batendo, até obter picos firmes. Adicione as claras à massa aos poucos, mexendo sempre. Divida a massa nas duas formas e leve ao forno por 25 minutos ou até que, ao espetar um palito de madeira, ele saia seco e limpo. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme.
Recheio
Misture as gemas com o amido e o açúcar até ficar homogêneo. Numa panela, leve o leite ao fogo até começar a ferver. Junte um pouco do leite fervente às gemas e misture bem. Leve ao fogo, mexendo até engrossar. Retire do fogo e junte a baunilha. Misture e deixe esfriar coberto com filme plástico. Quando estiver frio, misture com o morango picado. Corte os bolos ao meio e num prato monte camadas de bolo e do recheio. Corte alguns morangos ao meio e reserve. Cubra o bolo com o chantilly e decore com os morangos reservados.

Foto: Eduardo Delfim
site MdMulher



5 comentários:

Cheiro de Vanilla disse...

Amo morangos em todas suas variacoes, especialmente em natura e geleias.
Tambem sou doida pra ter alguns pezinhos em casa, pra chama-los de meu.
Bjs....

Vanessa Souza Moraes disse...

Meu blog mudou de endereço, o novo é:
http://vemcaluisa.blogspot.com/
:)

Mari disse...

Esto es una delicia!

un saludo,

Mari

mascalzone disse...

Como é maravilhoso, eu adoro os morangos com todas as suas variações, parabéns e bom fim de semana.

Lu disse...

Oi, estou passando aqui pela primeira vez e adorei o blog. as receitas são de dar água na boca, mas eu só gosto mesmo de olhar e de comer pois a cozinha é uma arte.... pra quem tem... eu não tenho. esta receita deste bolo com mnorangos deve ser maravilhoso!!!
bjs!