Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aprenda a fazer um típico pretzel alemão



O pretzel tem origem alemã e há tempos faz sucesso no Brasil. O quitute ganhou muita fama em 2002, quando o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush se engasgou com um pedaço dele e acabou até desmaiando. Calma! É só mastigar bem!

Esta receita é doce, mas você pode prepará-la salgada e recheá-la como quiser. Aproveite o clima da Oktoberfest, que acontece em Blumenau (SC) até o próximo domingo (24) e aprenda a fazê-la.  
Ingredientes
Um tablete de fermento biológico (15 g)
Uma colher (sopa) de açúcar
Duas xícaras (chá) de água morna
Cinco xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Meia colher (chá) de sal
100 g de manteiga sem sal derretida
50 g de bicarbonato de sódio
Açúcar e canela para cobertura
Modo de preparo
Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por dez minutos para fermentar. Depois adicione o restante da água morna e a farinha aos poucos, e vá misturando.

Em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de cinco minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos.
Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano. Em seguida, coloque a massa em na superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de um centímetro de espessura e corte tiras com cerca de dois centímetros de largura. Enrole as tiras no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel.
Encha uma tigela com um litro de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e depois coloque-os em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno alto (230ºC), preaquecido por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, polvilhe-os de acorde com sua preferência.
*Receita cedida pelo restaurante Konstanz.
Restaurante Konstanz
Onde:
 av. Aratãs, 713 - Moema - São Paulo - SP
Informações: (0xx11) 55434813

Nenhum comentário: