Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jabuticaba


jabuticabajaboticaba ou jabuticabeira é uma árvore frutífera brasileira da família dasmirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854[1] ouPlinia trunciflora (O. Berg) Kausel 1956[2]. Segundo Lorenzi et al. [3], a segunda seria outra espécie, a jabuticaba-café.
Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.
Outros nomes populares: fruita, jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.
Outras espécies de jabuticaba: Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.


antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.

A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que a jabuticaba também contém boa quantidade de vitamina C.

Se consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras.

 Apenas os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação.
 
Tanto na casca como na polpa são ricas em pectina, uma fibra bastante potente no combate ao colesterol.
 
Os mais vaidosos (e vaidosas) também têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas. 
 
Empolgou-se com a delícia? Então aprenda a escolhê-las. Na hora da compra prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras e picadas de insetos.

Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita.


receita r7

Massa: 1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de suco de jabuticaba
½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos inteiros
Suco:
3 xícaras (chá) de jabuticaba
2 xícaras (chá) de água
Pudim:
1 xícara (chá) de suco de jabuticaba
Açúcar para caramelizar a forma
½ lata de leite condensado
4 ovos.

Modo de preparo
Massa: bater bem o açúcar com a manteiga e os ovos, juntar a farinha, o fermento e o suco. Colocar a mistura na forma e reservar.

Suco: colocar as jabuticabas e a água numa panela, levar ao fogo alto e deixar ferver por três minutos. Bater no liquidificador e passar numa peneira. Reservar o suco.  
Pudim: Preaquecer o forno em temperatura média (180ºC) e caramelizar uma forma para pudim. Reservar. Bater no liquidificador os ingredientes e colocar na forma, por cima da massa. Levo ao forno preaquecido para assar em banho-maria por cerca de uma hora e 15 minutos ou até firmar o pudim. Tirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira.

* Receita cedida pelo Oba Hortifruti.




5 comentários:

natividad disse...

BONITA FOTO Y DELICIOSO PASTEL
SALUDOS

chris disse...

Olá querida vim da uma olhadinha no seu blog e amei tudo , cada coisa meiga e estarei sempre aqui, estou te seguindo para nao perder nada!!

http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

michelangelo in the kitchen disse...

Que torta mas deliciosa. Me gusta mucho la receita pero no tenemos jabuticaba aqui. Saludos!

Roberta disse...

Che bella torta e che bel blog. Brava

robertaincucina disse...

Che bella torta e che bel blog