Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Roma


Uma das mais famosas simpatias para atrair dinheiro no Ano Novo é a simpatia da romã. Ela diz para você chupar sete sementes de romã na noite de Réveillon, embrulhar todas num papel e guardá-las na carteira para ter dinheiro durante todo o ano. 

Os gregos antigos faziam oferendas à deusa Afrodite, a deusa do amor, com romãs, porque eles acreditavam que a romã era a fruta que alimentava o amor. Outros consideram a romã a fruta da sorte e comem romãs na passagem de ano e guardam algumas sementes para ter sorte o ano inteiro.  Além de sorte e amor, a romã é a fruta da saúde, tantos são seus efeitos benéficos.
Seus princípios ativos são: manita, ácido gálico, pelieterina, isopelieterina, grenadina, puricina e tanino. A romã é rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita e saudável e ajuda a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos, previnem o estresse. Contém também pequenas frações de ferro e cálcio.
Auxilia nos seguintes problemas de saúde:
  • Diarréia e cólicas: preparar um chá com a casca da fruta, fervendo por 10 minutos uma quantidade de 2 colheres de sopa em 1 litro de água. Deixar esfriar e coar. Pode adoçar com mel ou açúcar. Tomar 1 xícara 4 vezes ao dia.
  • Dor de garganta ou inflamações na boca: esta é a indicação mais famosa! Melhora as inflamações de garganta e as aftas bucais. O ideal para esta finalidade seria um chá com as flores da romãzeira, mas são difíceis de serem encontradas, e as folhas também servem. Ferver 1 colher de sopa cheia de folhas e/ou flores da roãzeira em 1/2 litro d’água. Coar, deixar esfriar. Gargarejar várias vezes ao dia. Nas farmácias de homeopatia já existem prontos sprays de romã, que têm a mesma função.
  • Furúnculos e abscessos: usar as folhas amassadas em um cataplasma quente, mas NÃO fervendo, e colocar sobre as lesões que estejam FECHADAS.
  • Solitária: a solitária é uma doença causada por vermes, que é contraída ao comer carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas. Ela prende-se à parede do intestino e alimenta-se do sangue da pessoa e dos alimentos que ela ingeriu, o que vai causando uma fraqueza enorme. Este chá de romã é muito eficaz para expelir a solitária, e é preparado com a raiz. Ferver 4 colheres de sopa de raspas da casca da raiz da romãzeira em 1 litro de água, em fogo baixo, por 30 minutos. Deixar amornar, coar e tomar 1 xícara de 2 em 2 horas, num total de 3 xícaras.
  • Varizes: a romã aumenta a resistência das paredes das veias e pequenos vasos, prevenindo as varizes. Prepare o chá com a casca igual como está descrito acima e tome 2 vezes ao dia.

7 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Olha não sabia,....obrigada pelas dicas partilhadas!
Beijinhos

Daniela disse...

Eu adoro romã. Dá trabalho a comer, mas é sem duvida um dos meus frutos preferidos!
Obrigada por nos mostrar as vantagens de consumir romã :)

Feliz Natal :)
BocaGulosa*

Andanhos disse...

Eu conhecia a tradição de comer romã no dia de Reis. Dizem que traz muita sorte e prosperidade.
Pelo sim, pelo não, é bom saborear essa delícia!
Feliz Natal e um lindo 2011!
Beijos.

ANALUZ disse...

Desejo-te neste Natal tudo de bom para ti e para os teus... muita Paz, alegria, Luz, amor, e... muitas prendas ...temos estado separadas mas não me esqueci de ti. fostes a minha primeira seguidora.

Beijos de natal

ANALUZ disse...

Desejo-te neste Natal tudo de bom para ti e para os teus... muita Paz, alegria, Luz, amor, e... muitas prendas ...temos estado separadas mas não me esqueci de ti. fostes a minha primeira seguidora.

Beijos de natal

angicoock disse...

MUY FELIZ NAVIDAD!!!!

maria mihalache disse...

Fie ca Nasterea Domnului sa va lumineze sufletele si casa, sa aveti parte de sanatate, belsug si fericire!
Craciun fericit!