Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 17 de março de 2010

Saint Patrick's Day




sanit-patricks-day
Hoje - 17 de março - é comemorado o Saint Patrick's Day. Uma data importante para os irlandeses. Isto porque Saint Patrick [ou Saint Patty] é o santo padroeiro da Irlanda.
O nome de batismo de Saint Patrick era Maewyn Succat. Quando tinha 17 anos de idade, ele foi sequestrado e passou 6 anos trabalhando como escravo. Seu trabalho era cuidar de rebanhos de ovelhas.
No cativeiro teve uma visão e conseguiu escapar. Voltou para sua terra natal - Inglaterra. Aí, teve outra visão na qual ele deveria ajudar as pessoas. Foi então que se tornou um sacedorte [padre], adotou o nome de Patrick e foi para a Irlanda. Onde construiu monastérios e escolas.
Há um mito popular no qual St. Patrick tirou todas as cobras da Irlanda. Porém, nunca houve cobras na ilha irlandesa; logo, acredita-se que as cobras possam ser uma referência aos pagãos que estavam na Irlanda quando St. Patrick se estabeleceu por lá.
Outro mito tem a ver com o que é conhecido em inglês como shamrock [trevo]. Diz-se que ele usava esta planta para ensinar a respeito da trindade. Porém, Patrick mesmo nunca escreveu nada a respeito.
O dia de St. Patrick é comemorado em 17 de março, pois foi a data da sua morte em 461 D.C. Desde então, os cristãos irlandeses tem este dia como feriado nacional e dia santo.
Nos EUA este feriado foi celebrado pela primeira vez na cidade de Boston, no ano de 1737. Somente em 1762 é que foi comemorado na cidade de Nova Iorque. Hoje em dia, a 5th Avenue [Quinta Avenida] em Nova Iorque é palco do maior, mais barulhento e festivo desfile de celebração de St. Patrick's Day do mundo.
Apesar do verde ser a cor oficial do dia, nem sempre foi assim. A cor original de St. Patty's Day era antes o azul. St. Patrick usava vestimentas azuis como o arcebispo na Irlanda. Porém, ao longo do tempo, por causa da predominante vegetação irlandesa e pela cor do shamrock serem verde, foi então a cor escolhida para ser a cor oficial da festividade. O alimento mais consumido é 'corned beef and cabbage' [carne enlatada e repolho], isto porque os imigrantes irlandeses nos EUA tinham de comer esta combinação com muita frequência.


Texto Denis Lima



Bombeiros de Chicago pintam de verde o principal rio da cidade para inaugurar as comemorações do Dia de São Patrício. (Foto: Jeff Haynes/Reuters)





1 peça de corned beef*
1 laranja grande cortada em fatias
1 repolho fatiado fino
1 maçã das mais acidas, cortada em fatias
Água o suficiente para cobrir o repolho
Coloque o repolho picado no fundo da panela. Coloque a peça de corned beef em cima. Coloque as fatias de maçã e de laranja em volta. Cubra com água, tampe e ligue em temperatura baixa. A minha carne ficou 10 horas cozinhando, isto é, durante a noite. Desliguei pela manhã, deixei a carne esfriar, removi a carne e o repolho para uma sopeira. Coei o liquido, que vou usar como caldo. Fatie a carne e sirva acompanhada do repolho, frio ou quente, com uma fatia de pão integral e uma mostarda forte.
Achei esta receita neste site ...







Nenhum comentário: