Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acai



A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto é preciso bom senso no consumo porque ela é bastante calórica
Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional. Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.
Segundo a nutricionista Elaine Martins Bento, diretora da Associação Paulista de Nutrição (Apan), o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Também contém fibras e alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes. “Além de ser um excelente repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras”, diz a médica. A alta concentração desses nutrientes vem chamando a atenção dos cientistas e as mais recentes pesquisas têm rendido à fruta a fama de ser a campeã brasileira nesse quesito.
De acordo com a engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, professora da Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, SP, o açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). “Elas garantem melhor circulação sangüínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura.”
Nutritiva, mas calórica
Os benefícios do açaí são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa (a mais utilizada no preparo do “açaí na tigela”). Mas a versão mais popular não deve ser desprezada. “Quanto mais aditivos contiver a composição do concentrado menor será o efeito da fruta em si”, avisa a nutricionista Elaine Bento.
Embora sejam inegáveis os benefícios do açaí para a saúde, ele é uma fruta bastante calórica. “Tem 247 cal. em 100 g”, alerta Elaine. Se por si só já é calórico, a visão na tigela, que contém guaraná e outras frutas, torna-se mais perigoso para quem quer perder peso. “Quando a polpa é associada a outros ingredientes, aumenta o valor calórico, porém somam-se os benefícios dos outros alimentos”, diz a diretora da Apan.












400 gr de açaí
2 unidade(s) de banana
60 gr de granola
5 colher(es) (sopa) de xarope de guaraná
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao liqüidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe a granola. Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como por exemplo, mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.





6 comentários:

Elisabete disse...

Meu Deus...agora fiquei com vontade de pular dentro do ecrãn, literalmente. Sou louca por creme de açaí, adoro, adoro.
Nossa, parece que estou a sentir uma colher dessa delícia dentro daminha boca, fresquinhooooo.
Isso é bom demais, quem dera que eu achasse açaí aqui por Portugal e mataria minha vontade agora.
Beijinhos

Belocas disse...

Aqui em Portugal já se arranja muitos frutos tropicais, mas bom mesmo era ir ai ao Brasil experimentar essas iguarias...
Um dia vou mesmo...tenho que convencer o maridão e mentalizar-me para a travessia do oceaaaano.
Bjs e bom fim-de-semana

Verónica O.M. disse...

Será calórico seguro, pero tiene que estar riquísimo.... No conozco el acai. Preguntaré en la tienda de dietética donde compro.
Buen fin de semana
Un abrazooo

Liana10 disse...

Tres interessant...

Sarea in bucate disse...

yummy! delicious!

Nuccio Gatto disse...

Ciao il tuo post e molto interessante, buona giornata.