Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Doce de Jaca


jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia.
Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.


Para preparar o doce de jaca você vai precisar de:

1/2
 quilo de jaca
2/3 de xícara de açúcar cristal
3 cravos
1 pau de canela

Tire os caroços dos bagos de jaca e reserve. Leve ao fogo uma panela com o açúcar cristal e 1 xícara e 1/2 de água. Adicione o cravo e a canela. Deixe ferver. Quando dissolver o açúcar, junte a jaca e cozinhe até ficar macia. Sirva morna, com sorvete bem geladinho. 




Sorvete de jaca da Rose

null

Bata a polpa da jaca (essa foi mole) com um pouco de leite no liquidificador até obter um creme, junte 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, e, se quiser, um pouco de polpa de coco (que pode ser leite de coco na hora de bater a polpa também).
Leve ao congelador por 6 horas, e retire 15 minutos antes de consumir.

::::::::::

E acabou-se a saga da jaca.



Site Rainhasdolar.com.br




3 comentários:

Meirinha disse...

oi Fofis,
obrigada por me seguir.
Adorei teu blog, é de dar água na boca, Voltarei mais vezes.
Beijim.
Feliz Páscoa,

Federica disse...

Muy interesante, no sabía este fruto, gracias!!

***Calcinha Fru-Fru*** disse...

Nunca imaginei um doce de jaca, na verdade, até esqueço que existe a coitada da Jaca sabia. Boa dica!

Bjos