Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Doce de Jaca


jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática.
A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia.
Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.


Para preparar o doce de jaca você vai precisar de:

1/2
 quilo de jaca
2/3 de xícara de açúcar cristal
3 cravos
1 pau de canela

Tire os caroços dos bagos de jaca e reserve. Leve ao fogo uma panela com o açúcar cristal e 1 xícara e 1/2 de água. Adicione o cravo e a canela. Deixe ferver. Quando dissolver o açúcar, junte a jaca e cozinhe até ficar macia. Sirva morna, com sorvete bem geladinho. 




Sorvete de jaca da Rose

null

Bata a polpa da jaca (essa foi mole) com um pouco de leite no liquidificador até obter um creme, junte 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, e, se quiser, um pouco de polpa de coco (que pode ser leite de coco na hora de bater a polpa também).
Leve ao congelador por 6 horas, e retire 15 minutos antes de consumir.

::::::::::

E acabou-se a saga da jaca.



Site Rainhasdolar.com.br




3 comentários:

Meirinha disse...

oi Fofis,
obrigada por me seguir.
Adorei teu blog, é de dar água na boca, Voltarei mais vezes.
Beijim.
Feliz Páscoa,

Federica disse...

Muy interesante, no sabía este fruto, gracias!!

Unknown disse...

Nunca imaginei um doce de jaca, na verdade, até esqueço que existe a coitada da Jaca sabia. Boa dica!

Bjos