Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Salmao


Salmão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Esta página é sobre o animal. Se procura a cor, consulte Salmão (cor).
Como ler uma caixa taxonómicaSalmão
Salmão (Salmo salar)

Salmão (Salmo salar)
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Salmoniformes
Família:Salmonidae

Alguns géneros
Oncorhynchus
Salmo
salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aosmares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça domacho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas,ursostubarõesbaleias e seres humanos.

[editar]Informação Nutricional

Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito conhecido como o peixe do sashimi, pela sua grande finalidade de alimentar os seres humanos sendo servido cru, com wasabi e shoyu. Os japoneses são seus maiores apreciadores, embora a cultura tenha se espalhado muito.


Ingredientes

· 6 filés de salmão
· Sal a gosto
· Suco de 1 limão
· 1 xícara (chá) de suco de maracujá com as sementes
· 2 cebolas cortadas em rodelas
· 2 colheres (sopa) de alcaparras

Modo de preparo

Tempere os filés com sal e limão e deixe marinar por 20 minutos. Aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel-alumínio e coloque os filés um ao lado do outro. Cubra-os com a cebola e as alcaparras. Por cima despeje o suco de maracujá com as sementes.

Cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por mais 15 minutos. Sirva com suflê de legumes.
Revista Claudia

2 comentários:

maria mihalache disse...

Un premiu si o provocare te asteapta la mine pe blog.
O zi buna!

Nadji disse...

Un recette formidable.
je n'ai encore jamais utilisé les fruits de la passion dans du salé.
A bientôt.