Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

sábado, 12 de junho de 2010

Degustar vinhos


Degustar e tomar vinho da maneira adequada exige certa etiqueta. Pierre Murcia, proprietário e sommelier do Bistro Crêpe de Paris, em São Paulo, conta que em um restaurante o garçom deve antes de tudo apresentar o vinho escolhido ao cliente.

- Depois de aceito, vem a degustação, que é feita por quem solicitou o rótulo, mas não necessariamente.

Em casa, a pessoa que serve o vinho deve experimentá-lo antes dos convidados. Olivier Gironde, sommelier da importadora Bodegas – Selecionadores de Vinho, explica que a bebida deve ser servida do lado direito da pessoa, e que nunca se deve encostar a garrafa na taça.

O sommelier diz que não há uma regra para quem deve degustar o vinho, mas oferecer ao acompanhante pode ser um gesto bem interessante.
Sobre a quantidade de bebida no copo, nada de exagero. Murcia diz o certo é servir no máximo três dedos de vinho e só enche-lo novamente quando o líquido ficar abaixo de um dedo, sempre perguntado à pessoa se pode servir primeiro.

- Taça cheia é muito deselegante e não permite girar o vinho para sentir os aromas.

Em alguns restaurantes, o sommelier oferece a rolha para que o cliente observe se a mesma está úmida. Isso indica se a garrafa foi armazenada da maneira correta, na horizontal.

Para Gironde, a rolha não precisa ser cheirada para encontrar eventuais defeitos no vinho. Essa análise deve ser feita quando a bebida já está na taça.

- Querer analisar o vinho através da rolha pode criar confusões aromáticas ou no mínimo uma cena não muito harmônica de ser observada.

2 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei muito do blog.

Francois et fier de l'Être disse...

Não sei se a tradução tiver em conta de todas as subtilezas mas ele m' aparece um grosseiro erreure na tua apresentação: Uma garrafa de vinho não deve ser tida assim. O " cul" , a base da garrafa deve descansar na palma da mão, a polegada metida na parte côncava, assim d' dominar l' escoamento limons. Para as garrafas que têm um fundo plano, utilizará-se um cesto à garrafa, sempre para evitar servir o " bafio noble" quem deve ser depositada sobre o lado da garrafa armazenada à l' horizontal. Bises e bom dégustation.