Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 12 de junho de 2010

Degustar vinhos


Degustar e tomar vinho da maneira adequada exige certa etiqueta. Pierre Murcia, proprietário e sommelier do Bistro Crêpe de Paris, em São Paulo, conta que em um restaurante o garçom deve antes de tudo apresentar o vinho escolhido ao cliente.

- Depois de aceito, vem a degustação, que é feita por quem solicitou o rótulo, mas não necessariamente.

Em casa, a pessoa que serve o vinho deve experimentá-lo antes dos convidados. Olivier Gironde, sommelier da importadora Bodegas – Selecionadores de Vinho, explica que a bebida deve ser servida do lado direito da pessoa, e que nunca se deve encostar a garrafa na taça.

O sommelier diz que não há uma regra para quem deve degustar o vinho, mas oferecer ao acompanhante pode ser um gesto bem interessante.
Sobre a quantidade de bebida no copo, nada de exagero. Murcia diz o certo é servir no máximo três dedos de vinho e só enche-lo novamente quando o líquido ficar abaixo de um dedo, sempre perguntado à pessoa se pode servir primeiro.

- Taça cheia é muito deselegante e não permite girar o vinho para sentir os aromas.

Em alguns restaurantes, o sommelier oferece a rolha para que o cliente observe se a mesma está úmida. Isso indica se a garrafa foi armazenada da maneira correta, na horizontal.

Para Gironde, a rolha não precisa ser cheirada para encontrar eventuais defeitos no vinho. Essa análise deve ser feita quando a bebida já está na taça.

- Querer analisar o vinho através da rolha pode criar confusões aromáticas ou no mínimo uma cena não muito harmônica de ser observada.

2 comentários:

http://abebedorespgondufo.blogs.sapo.pt/ disse...

Gostei muito do blog.

Francois et fier de l'Être disse...

Não sei se a tradução tiver em conta de todas as subtilezas mas ele m' aparece um grosseiro erreure na tua apresentação: Uma garrafa de vinho não deve ser tida assim. O " cul" , a base da garrafa deve descansar na palma da mão, a polegada metida na parte côncava, assim d' dominar l' escoamento limons. Para as garrafas que têm um fundo plano, utilizará-se um cesto à garrafa, sempre para evitar servir o " bafio noble" quem deve ser depositada sobre o lado da garrafa armazenada à l' horizontal. Bises e bom dégustation.