Quem sou eu

Minha foto
Sao Paulo, SP, Brazil
Uma pessoa que adora ficar na cozinha preparando quitutes

Pesquisar este blog

domingo, 13 de junho de 2010

Picadinho com Abobora





 De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
               Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

               É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.

               Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.

               Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.


DICA

Aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso
aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-las
depois com sal.
 Safra Janeiro a Agosto
carne é uma fonte riquíssima de proteína e a maior fonte de cinco importantes vitaminas: B12, B6, niacina, tiamina e riboflavina Ela também contribui com minerais, como o ferro e o zinco. Já a abóbora é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B; sais minerais, como o Cálcio e o Fósforo, além de conter propriedades laxativas e diuréticas.
Vamos a essa deliciosa receita de Picadinho de carne com Abobora?

Ingredientes

300g de abóbora em cubos;
1,5kg de patinho ou filé mignon em cubos;
2 dentes de alho;
2 cebolas picadas;
1 col. (chá) de cominho em pó;
4 col. (sopa) de óleo;
1 molho de tomate;
2 xícaras de água;
4 colheres de sopa de cheiro-verde picado ou salsinha picada;
sal e pimenta a gosto.

Como Preparar

Em uma panela de pressão cozinhe a abóbora em água por 15min ou até ficar macia e reserve.
Tempere a carne com o alho, cebola, sal, pimenta e cominho.
Em uma panela com óleo, frite a carne temperada em fogo médio até dourar.
Adicione o molho de tomate, a água,a abóbora reservada e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Polvilhe o cheiro-verde ou a salsinha e sirva.
Rendimento: 6 porções
Tempo total de preparo: 40 minutos

Dicas

A abóbora mais indicada para essa deliciosa receita é a moranga mas se preferir, você pode substituir pela abóbora japonesa.
Uma outra dica interessante que você pode usar é utilizar a própria abóbora para servir esse prato.




2 comentários:

Sónia Paula disse...

Hummm parece ser bom...
Bjcas

Federica Simoni disse...

mmmmmmmmmm....deve essere buona!!